14/08/2011

Quer pagar quanto?


Hail, friends. Fui convidado recentemente por uma amiga minha e grande cantora para tocar em um evento no interior de São Paulo para dar abertura a um evento onde cantaria uma famosa cantora gospel. Minha amiga foi questionada sobre o que seria necessário para irmos até o evento. Ela pediu apenas o transporte dela e dos músicos e se a organização poderia fornecer os equipamentos de som para a banda, já que transportar tudo numa van por 500 km é uma tarefa um pouco árdua.

Fui informado que a famosa cantora que está sendo considerada a atração do evento cobrou R$9.000,00 - sem contar custos de transporte, alimentação e hospedagem - para cantar no evento utilizando playback. A organização queria levar outra cantora mais popular, porém não pôde arcar com os R$25.000,00 cobrados por essa "adoradora".
Fiquei muito indignado com isso, mas uma semana depois conversei com um amigo de outra igreja me dizendo que outra cantora gospel - uma das mais populares do Brasil - cobrou R$50.000,00 para cantar em um congresso em sua igreja.

Não sou contra cristão viver de música, porém precisamos saber muito bem saber separar o que é o trabalho secular e o que é o louvor a Deus (esse infelizmente está deixando de existir - mas sobre isso vou falar em outro blog que estou preparando). Existem muitas alternativas para viver como músico: dar aulas, produção musical, casamentos, entre outros. Mas cobrar fortunas para "adorar a Deus" não passa de atitude mercenária, capitalista e estelionatária.


Por esse motivo que apoio pessoas como os integrantes do Roupa Nova, que são cristãos, frequentam uma igreja e não vendem um trabalho falso maquiado sob uma embalagem falsa de unção e santidade.
Triste é ver todo o povo sendo enganado, pagando para ir a esses eventos e entrando nessa onda de catarse emocional coletiva enquanto estão sendo roubados não apenas financeiramente mas também em sua sinceridade e pureza de coração. Sempre aprendi que o dom de Deus é gratuito e que devemos dar de graça o que recebemos de graça. E digo graça não somente no sentido financeiro, mas no seu sentido real que significa "favor não merecido". Todos esses ladrões mercenários receberam de Deus o talento de cantar e sem merecimento.
É muito pedir que devolvam isso a Deus e à igreja de Cristo sem nada cobrar por isso?


Sempre que me deparo com isso, paro e faço a velha oração católica: "Senhor, tende piedade de nós".

Um comentário:

Mauro disse...

Parabens pelo blog... vamos discutir esses assuntos... Seu blog tá add, add o meu ai.
http://maurosp.blogspot.com/