
Olá, pessoal. Nesta semana eu tive uma experiência que me levou às lágrimas. Visitando um amigo meu, ele me apresentou um projeto musical chamado "Playing for Change - Songs Around The World". O projeto foi criado pelo produtor Mark Johnson, que durante uma década viajou com a sua equipe por vários lugares do mundo como África do Sul, Congo, Brasil, França, Itália, Nepal e muitos outros. Nessas viagens, registrou vários artistas locais tocando em praças, no quintal de casa, vilarejos, calçadas e outros lugares improváveis.
O objetivo do projeto foi conectar o mundo através da música. E se o o objetivo era criar uma conexão, Mark Johnson foi muito assertivo por ter escolhido a música, que indiscutivelmente é uma linguagem universal. É muito emocionante ver e ouvir pessoas que não se conhecem e nem falam o idioma um do outro unidas cantando a mesma canção, cada uma mostrando de forma particular a sua cultura.
O mais legal aqui é que foi criada a Fundação Playing for Change, que está construindo uma escola em Gugulethu na África do Sul, onde a população carente terá acesso ao ensino musical e à tecnologia e buscar em recomeço através da música. Entre outros projetos sociais, estão a construção de um centro para refugiados tibetanos na Índia e no Nepal além de um centro de artes em Johannesburgo - África do Sul.
É um dos poucos casos onde compro o CD e o DVD (que vou comprar mesmo) e pago o preço que for cobrado sem a sensação de que fui roubado. Iniciativas como essas devem ser realmente patrocinadas no mundo inteiro e nesse caso estou disposto a ajudar. Um amigo meu, leitor do meu blog me disse que iria baixar pra mim mas nesse caso vou comprar mesmo e abrir mão do que sempre defendo nos meus posts.
Só tenho a lamentar a inviabilidade de uma turnê mundial desse projeto por ser muito caro.
Nesse caso, vou me ajoelhar aqui no meu quarto e agradecer a Deus por ter criado algo tão maravilhoso e divino que é á música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário