02/08/2009

Playinf For Change



Olá, pessoal. Nesta semana eu tive uma experiência que me levou às lágrimas. Visitando um amigo meu, ele me apresentou um projeto musical chamado "Playing for Change - Songs Around The World". O projeto foi criado pelo produtor Mark Johnson, que durante uma década viajou com a sua equipe por vários lugares do mundo como África do Sul, Congo, Brasil, França, Itália, Nepal e muitos outros. Nessas viagens, registrou vários artistas locais tocando em praças, no quintal de casa, vilarejos, calçadas e outros lugares improváveis.
O objetivo do projeto foi conectar o mundo através da música. E se o o objetivo era criar uma conexão, Mark Johnson foi muito assertivo por ter escolhido a música, que indiscutivelmente é uma linguagem universal. É muito emocionante ver e ouvir pessoas que não se conhecem e nem falam o idioma um do outro unidas cantando a mesma canção, cada uma mostrando de forma particular a sua cultura.
O mais legal aqui é que foi criada a Fundação Playing for Change, que está construindo uma escola em Gugulethu na África do Sul, onde a população carente terá acesso ao ensino musical e à tecnologia e buscar em recomeço através da música. Entre outros projetos sociais, estão a construção de um centro para refugiados tibetanos na Índia e no Nepal além de um centro de artes em Johannesburgo - África do Sul.

É um dos poucos casos onde compro o CD e o DVD (que vou comprar mesmo) e pago o preço que for cobrado sem a sensação de que fui roubado. Iniciativas como essas devem ser realmente patrocinadas no mundo inteiro e nesse caso estou disposto a ajudar. Um amigo meu, leitor do meu blog me disse que iria baixar pra mim mas nesse caso vou comprar mesmo e abrir mão do que sempre defendo nos meus posts.

Só tenho a lamentar a inviabilidade de uma turnê mundial desse projeto por ser muito caro.

Nesse caso, vou me ajoelhar aqui no meu quarto e agradecer a Deus por ter criado algo tão maravilhoso e divino que é á música.

Nenhum comentário: