28/04/2011

Assalto à mão armada




Hail people!!!
Semana passada li uma notícia que muito me indignou: O Ministério da Cultura liberou uma verba no valor de R$1.300.000,00 à cantora Maria Betânia para a mesma inverstir em um blog voltado à música e à poesia. Vou explicar melhor: no blog, serão postados 365 vídeos da cantora recitando poemas. Isso mesmo, vou escrever por extenso: um milhão e trezentos mil reais!!!

Quero questionar aqui três fatos:
1 - A necessidade.
Com zero de recurso em dinheiro, hoje monta-se um blog em menos de 10 minutos. Ok, pode ser que a nossa querida cantora queira contar com ajuda de profissionais da web para montar seu blog, mas a soma pedida ao Governo Federal é absurda. E tenho a certeza que a Betânia não tem necessidade de pedir ajuda financeira para pagar pela criação de um blog.

2 - A importância.
Não vi ainda o blog (se é que ele já foi inaugurado), acho um projeto pouco ou nada importante se comparado ao valor disponibilizado. Com esse valor pode-se investir em projetos culturais muito mais relevantes. Acredito não só na importância de um projeto para a cultura mas também para a mudança de vida da sociedade. Um bom exemplo é o do artista plástico Vik Muniz. Assista ao filme "Lixo Extraordinário" e veja como ele conseguiu transformar a vida de uma sociedade usando sua arte e sem contar com recurso do governo para tal.

3 - A intenção.
Com o argumento dado pela cantora, não consigo acreditar que a mesma tenha pedido recurso ao Ministério da Cultura na boa intenção de investir na cultura e conhecimento do povo brasileiro. Vale lembrar que a ministra da cultura é irmã do Chico Buarque, amigo do Caetano Veloso, irmão da Maria Betânia. Será que vamos simplesmente ignorar esses fatos e fingir que o argumento utilizado é verdadeiro?

Me dói saber que somos burros a carregar a carga pesada de impostos e taxas cobrados pelo governo para pagar a conta de pessoas que infelizmente vemos não ter nenhum compromisso com o progresso do nosso país. Pessoas que, como diria o Zé Bruno (líder da banda Resgate), diziam ser amordaçados pela censura e agora desfilam por aí estabelecendo a própria ditadura.

Pior ainda é lembrar que na gestão do Gilberto Gil, o mesmo Ministério da Cultura liberou verba para a Tati Quebra Barraco participar de uma manifestação feminista fora do país.

Enquanto isso, vejo a lei da senadora Roseana Sarney engavetada (clique aqui e saiba mais). Por que se investe R$1.300.000,00 em um blog e engaveta-se um projeto de lei sério?
Sob um sentimento de grande indignação, fico por aqui.
Grande abraço.

Nenhum comentário: